Pachecos em Cascavel 1975

Em 1975 Lutércio pede licença no Banco do Brasil para trabalhar na empresa de seu irmão Lourival. A família então se muda, mais uma vez, para a cidade de Cascavel (PR) onde ficava a empresa, a Pedreira Pacheco. Outro irmão também se junta, o Leocádio. Em Cascavel a família se instala em uma casa que ficava bem ao lado da pedreira da empresa.

Pedreira Pacheco - Cascavel PR

O problema é que para a retirada de brita da pedreira eram realizadas explosões periódicas, uma sirene tocava e todos eram obrigados a sair de casa para um local mais seguro. Íamos a um local alto e distante para assistir as explosões, quando retornávamos para casa tudo estava coberto por uma camada de poeira, lembro de coletar cristais de ametista no gramado. Certa vez a Caty, cansada de ter que sair toda vez que a sirene tocava bateu o pé e ficou em casa, quando voltamos ela estava muito assustada dizendo que se protegeu em um armário e que tudo tremeu quando explodiram a pedreira. O tio Leocádio também se cansou de ter que deixar o trabalho e ficou no seu escritório quando a sirene tocou um dia, uma pedra enorme entrou pelo teto e caiu na sua mesa ! Talvez por tudo isso tenhamos ficado em Cascavel por menos de um ano, Lutércio conseguiu seu posto novamente no BB de União da Vitória e, como a casa da Clotário Portugual ainda não tinha sido vendida, voltamos para lá. Não temos fotos dessa fase, mas boas histórias, como sempre, não faltam.


Chicletes de bola coloridos do Paraguai Chicletes de bola coloridos do Paraguai

Como Cascavel fica próximo à fronteira com o Paraguai era comum a família ir até lá para fazer compras, como esquecer dos chicletes de bola coloridos e os brinquedos que comprávamos ?



Anterior       Próximo       Índice