Fazenda Avestruz

Casa da Fazenda Avestruz

Por volta de 1976 Lutércio e seu Cunhado Osmar Kohler compram várias áreas de terra dos herdeiros de Arthur de Paula e Souza, Zoé e sua irmã Elisabeth também herdaram áreas. Juntando todas as áreas surgiu a Fazenda Avestruz, sociedade de Lutércio e Osmar, com 220 alqueires no município de General Carneiro (PR). Na época o terreno tinha apenas mata, não existiam benfeitorias. Após a escolha de um local foi comprada uma casa de madeira, uma velha casa que estava em União da Vitória. A casa foi desmontada e reconstruída na Fazenda, foram utilizadas ainda partes da velha casa da rua XV de Arthur e Zuê.


Construção Casa da Fazenda Avestruz 1 Construção Casa da Fazenda Avestruz 2

Fotos da época da construção da casa. A esquerda Marjory, Elisabeth, Zoé, Guy e Ronnie Kohler. A direita Guy, Sidney e Zoé, ou melhor, Corintiano, Flamenguista e Vascaína. Na verdade é sabido hoje que a camisa do Sidney era do Atlético Paranaense.


Casa Antiga da Fazenda Avestruz

No início da ocupação da Fazenda não existia luz elétrica, a iluminação era com vela e liquinho a gás, depois foi instalado um gerador de energia a gasolina. A geladeira era a gás de cozinha ! A água chegava até a caixa d´água através de uma bomba manual instalada em um poço. Para tomar banho tinha que "pagar" ao menos 100 bombadas, era um excelente exercício.


Juliano Kohler, Sidney e Kiril Kiril, Sidney e Juliano Kohler

Juliano Kohler, Sidney e Kiril após uma caçada. Na outra Juliano exibindo o pássaro que matou. O acesso à sede da fazenda era através de uma estrada de terra cheia de curvas e subidas, não era raro ficarmos atolados na lama quando chovia, quando ocorria fazíamos o resto do percurso a pé ou rebocados por um trator.


Sérgio, Sidney e Rodrigo Fazenda Avestruz

A esquerda Sérgio de Paula e Souza, Sidney e Rodrigo. Na outra da esquerda para a direita Esmeralda, Zuê, Elisabeth, Sérgio com Lutércio, Ernani, Rodrigo, Zoé e Sidney com cesto de caçar borboletas.


Lutércio e Osmar tirando Mel 1 Lutércio e Osmar tirando Mel 2

A Fazenda Avestruz não era só lazer, muito pelo contrário. Foram preparados pastos para gado e carneiros, foram construídos tanques com peixes e produzia-se mel e carvão, fora a lavoura, que chegou a produzir uma média de 800 sacos de feijão preto por ano. As fotos acima são do Lutércio e Osmar tirando mel.


Tosquiando Ovelha

Atair, Dirceu, Luíz e Lutércio tosquiando uma ovelha.


Forno de Carvão Trator

Kiril, Rui, João Luis, Fernanda, Guy, Carlinga, Ronnie e Rejane em um forno de carvão e sobre o trator.


Natal na Fazenda Avestruz Natal na Fazenda Avestruz 2
Natal na Fazenda Avestruz 3

Evento de grande tradição na Fazenda Avestruz era o Natal. Reunia toda a família para a celebração, Osmar todo ano se vestia de Papai Noel "Alemão" para a distribuição de presentes. Nas fotos, "Papai Noel", Zuê, Elisabeth e Rodrigo, na da direita Simone Kohler, Zuê, Ernani e João Luis, e na outra Rejane, Heloisa, Rosane e Elisabeth. Abaixo o vídeo do Natal de 1990 gravado pelo João Luis.



Todos os que frequentaram a casa lembram do jacaré empalhado pregado na parede da sala, da cadeira de vime giratória que virou brinquedo, das rodadas intermináveis de canastra que varavam a noite, ou terminavam quando Lutércio queimava o baralho depois de perder uma partida. Se lembram com certeza da balsa, dos banhos e pescarias de carpa no tanque, da cachoeira Marogu, da mansão da árvore, do cachorro Bezo, do touro Pako e do frio de lascar, mas que ninguém reclamava na esperança de ver neve.


Anterior       Próximo       Índice