Pitangão
Eugenia neonitida

Anterior    Próxima
Botão Floral (Eugenia neonitida) Flor (Eugenia neonitida) Flor (Eugenia neonitida)

O Pitangão é caracterísco da Mata Atlântica, ocorrendo especialmente em áreas de restingas. É muito comum na orla preservada do município do Rio de Janeiro, como nas praias da Macumba, Grumari, Reserva e Restinga da Marambaia. Pertencente ao mesmo gênero botânico da pitanga (Eugenia), a planta forma arbustos e floresce em abundância.

Fruto imaturo (Eugenia neonitida) Fruto em desenvolvimento (Eugenia neonitida) Fruto imaturo (Eugenia neonitida)

No inicio do desenvolvimento o fruto é bastante parecido com a pitanga, no entanto ele acaba crescendo muito mais e tomando uma forma mais alongada, lembrando o formato de uma carambola. É ainda conhecido como Pitangatuba, Pitangola e Pintanga Amarela.

Fruto imaturo (Eugenia neonitida) Fruto imaturo (Eugenia neonitida)

Quando maduro o fruto do Pitangão torna-se amarelo brilhante, tem uma pele muito fina e sua polpa tem teor muito elevado de água, o que a torna praticamente líquida.

Fruto amadurecendo (Eugenia neonitida) Fruto maduro (Eugenia neonitida)

O sabor é ácido e o aroma muito intenso lembra o do Maracujá. Essas características fazem do fruto uma ótima opção para o consumo in natura ou para o preparo de sucos, refrescos e sorvetes.

Pitangão e Pitanga comum (Eugenia neonitida)

A semente do Pitangão é redonda, quase branca e tem o tamanho aproximado de uma pitanga comum.

Fruto e Semente (Eugenia neonitida) Fruto cortado ao meio (Eugenia neonitida) Comparação entre Semente e Pitanga Comum (Eugenia neonitida)

Pitangão
Eugenia neonitida

Anterior    Próxima